Sempre achamos que estamos seguros com os nossos dados na internet ou muitas vezes nem pensamos muito sobre isso até que um dia acontece o que ninguém espera: temos nosso iPhone roubado.

Infelizmente isso é uma realidade nos dias atuais no país em que vivemos e os bandidos estão cada vez mais aparelhados e muito mais informados que nós.

O objetivo desse artigo é mostrar como os bandidos agem assim que você é assaltado e dar algumas dicas preciosas para que possa se proteger caso você tenha seu iPhone roubado.

Engenharia social

Você começa o dia como outro qualquer quando, em determinado momento, é assaltado e tem seu iPhone roubado. Não importa onde, como ou de que forma. O que importa é que levaram seu celular.

No momento você imagina que está seguro, pois colocou uma senha no telefone, está com o cadastro da impressão digital ou Face ID e “não vão ter como desbloquear e nem formatar” porque sua conta está vinculada ao iCloud.

Porém, a realidade nem sempre é essa, e, na maioria dos casos, você perceberá que seus dados não têm praticamente proteção nenhuma.

A primeira coisa que os bandidos fazem é retirar seu chip do celular e colocar em qualquer outro que eles tenham. Nesse momento eles já sabem qual o número do seu telefone, pois dificilmente você consegue cancelar a linha tão rapidamente.

Você pode estar se perguntando qual o problema do bandido ter acesso ao seu número de celular. O problema é o que ele pode fazer com essa informação e quanto estamos vulneráveis.

Após terem acesso ao número do seu celular colocando em outro telefone, uma das primeiras coisas que fazem é entrar na página do Facebook. Muita gente não sabe, mas é possível recuperar a sua senha do Facebook através do seu número de telefone. Ao entrar na página é só clicar no campo “Esqueceu a conta?”. Ela pode ser acessada tanto com o e-mail como com o número.

Então é só colocar o número e pedir para receber a confirmação de verificação por SMS, que vai direto para quem está com o chip, ou seja, o bandido.

Ao terem acesso a sua conta do Facebook, rapidamente os bandidos sabem qual o e-mail utilizado nela. E em grande parte das vezes é o mesmo utilizado para acessar a conta do iCloud.

O mesmo procedimento pode ser utilizado também em outros serviços de e-mail, como Gmail, Hotmail, Yahoo e outros. Assim os bandidos já passam a ter acesso a muitas informações pessoais a seu respeito através de várias de suas contas.

Se um destes outros e-mails for aquele registrado no iCloud, aí eles fazem a festa. Basta acessar a página da nuvem da Apple, informar que “perdeu a senha” e eles a reenviam para o número de celular (que recordo mais uma vez, está na mão dos bandidos). E voilà, eles conseguem assim entrar na sua conta do iCloud e desbloqueiam o seu celular sem nenhuma dificuldade. Restauram o aparelho e vendem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *